Andréa Sumé

Descubra Como Dominar Testes Unitários no Spring Boot

Estamos sempre construindo cenários imaginários, preocupados se tudo dará certo no final. Mas, o que acontecerá se esquecermos de remover esse código de teste momentos https://tripleten.com.br/ antes de publicar as alterações? Ou ainda, como podemos amadurecer este processo de forma que cada linha de teste possa ser reaproveitada e aperfeiçoada com o tempo?

Os testes unitários são uma poderosa oportunidade para as empresas melhorarem o software e as aplicações. Os métodos de teste de unidades funcionais, conhecidos como testes de caixa negra, abordam a funcionalidade de cada componente. Avalia a validade da interface do utilizador, entrada e saída ao mesmo tempo que estabelece limites e equivalências. Os testes unitários também criam um problema com sistemas complexos, como a IA e Automação de Processos Robóticos (RPA). Embora se possa realizar testes unitários nestes cenários, é um empreendimento massivo, e estão disponíveis melhores ferramentas. Os testes unitários são uma ferramenta que tem um tempo e um lugar como qualquer outra ferramenta no seu arsenal para melhorar a eficiência do software e a relação custo-eficácia.

TDD: Test Driven Development

Se quisermos que ele falhe, basta dizer a pessoa que não entregue mais o dinheiro. Usamos bibliotecas de asserção para verificar se um valor ou um objeto tem determinadas características que desejamos testar. Elas são um meio mais legível de executar uma verificação de valores (ao invés de ter que fazer vários ifs e else’s. Por convenção, essas bibliotecas se chamam assert. Também existem frameworks de teste que provém um ambiente próprio com ferramentas e algumas facilidades para o desenvolvedor.

Eu já trabalhei em projetos que ~90% dos testes eram unitários e o resto E2E, sem nenhum tipo de teste de integração e tudo deu certo. Eu já trabalhei em projeto que não tinha NADA de testes e deu tudo certo… huehue mentira projeto sem teste sempre dá merda uma hora — adicionamos um monte de teste unitário depois e… ajudou (saudades da época de estagiário ❤). Pode não parecer a melhor opção escrever testes para uma função que você acabou de elaborar.

Quais as vantagens de usar testes unitários?

Os melhores testes unitários apresentam quatro características que criam este equilíbrio. Do lado negativo, o teste manual da unidade é caro porque tem de codificadores qualificados para pagamento. É demorado e complicado porque as equipas têm de isolar componentes individuais e realizar múltiplos testes em cada um deles.

  • Na descrição do nosso teste, montamos o cenário de teste de acordo com a especificidade da função.
  • O @SpringBootTest é usado para sinalizar que a classe é um teste que deve rodar com suporte do Spring.
  • Com suporte robusto a testes unitários, é possível elevar consideravelmente a qualidade dos softwares produzidos.

É fácil entendê-los, visto que, para quem já tem uma metodologia prática, a mudança pode parecer uma aventura. Boa parte dos desenvolvedores ainda escreve com foco nas modificações futuras. Ao desenvolver o código com Singleton, Factory, Template testes unitários Method, Bridge, Strategy e outros, estão na verdade em busca de segurança, porém indo contra todos os princípios das metodologias ágeis. Com a nova funcionalidade implementada e o teste passando, devemos passar para a próxima fase.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima